DESIGN HEAVY METAL

DESIGN HEAVY METAL

Transformar pedaços de metal em objetos únicos é o desafio de todos os dias para a equipe da Ignis – estúdio de Design especializado no estilo industrial. Para satisfazer os curiosos por making-of a gente dá uma palhinha do trabalho deles.

Para entender de perto o processo criativo dessa galera, é preciso encarar muita poeira, cheiro de solda misturado a verniz e um barulho ensurdecedor (ops! tem que colocar o protetor auricular). O ateliê-oficina da Ignis tem tudo isso de sobra. Mas, cada parafuso parece saber que poderá ter um destino bem mais nobre do que o ferro-velho.

Todos os dias, o estoque da marca recebe chapas de metal, pedaços de antigos equipamentos, partes de veículos desmontados, armários industriais antigos e toda gama de objetos que podem ser restaurados, recuperados e reinventados, ganhando nova função e sentido.

O trabalho na oficina da Ignis é pesado, pois envolve um processo rústico e braçal. Mas, também, leve e inspirador, por proporcionar à equipe uma liberdade criativa que poucas vezes se vê nos estúdios de Design tradicionais. Ali é mão na massa mesmo! Nada de projetos detalhados meticulosamente no computador. Nada de medidas superprecisas. Nada de barreiras para a espontaneidade e a fluência de ideias. É: “One, two.. One, two, three, four…” e dá-lhe esmerilhadeira, furadeira, maçarico.

Aquele cenário, aparentemente caótico, cria o clima ideal para a concepção de peças que são uma porrada na cara do Design convencional. Aqui vamos dar um PAUSE para uma observação importante: apesar do visual bruto, tudo que leva a etiquetinha metálica da Ignis tem acabamento impecável e uma preocupação estética rigorosa, cuidados que a distingue no mercado cheio de covers do estilo Industrial. Um exemplo é o Rack Radius. Todo em metal e chapa, protegido com verniz incolor, esse armário-cabideiro é uma das peças mais versáteis da Ignis. Seu grande diferencial é que ele pode ser produzido sob medida.

Transformando o descarte em arte da boa, a Ignis segue o ritmo mais hardcore dessa tendência, recentemente repaginou seu site e está com um estilo totalmente novo, quando o assunto é arte, personalidade é o que não pode faltar.  Quem quiser acompanhar as novidades da marca é só clicar em Ignis Industrial.

 

Redação: Desmoblog
Fotos: Ignis

Deixe um comentário

Close Menu