ESCAMBO HIGHTECH.

ESCAMBO HIGHTECH.

Estamos falando de escambo. Aquele da aula de história? Isso mesmo!!! “A troca de mercadorias por outras mercadorias, geralmente realizada com o excedente de cada comunidade”. Mas é claro que isso requer que os dois lados envolvidos desejem aquilo que o outro tem para trocar. O escambo é a prática comercial mais antiga da humanidade. E, atualmente, tem renascido em iniciativas bem interessantes, impulsionadas pelo uso da tecnologia e das Redes Sociais.

Tem muita gente se reunindo em grupos para trocar aquelas roupas encostadas no armário, ou aqueles objetos que não utilizam mais, por outros “novos”. Esses encontros acontecem pessoalmente e, muitas vezes, por sites, páginas no Facebook e blogs. Para fazer parte dos grupos, geralmente basta fazer algum tipo de cadastro, publicar a foto do objeto que gostaria de trocar e dizer pelo que gostaria de substituir. As condições de troca e envio das peças são estabelecidas pelos próprios participantes que, assim, conseguem dar um upgrade no armário e na casa, sem gastar (ou gastando bem menos, se for o caso de completar o valor com dinheiro).

O legal é que, além de se “livrar” do que para alguns é inútil (mas para outros pode ser um objeto de desejo), essa alternativa de comércio gera sustentabilidade. Uma ótima pedida para quem quer efetivamente aderir ao consumo consciente. Dá só uma olhada em alguns dos sites que o Green Nation (ONG que trabalha para gerar atitudes sustentáveis, usando a arte, a educação e a cultura) listou:

Toma Lá da Cá
Rolo.com.br
Trocas Online
Troca Aqui


O Colibri
Free Cycle
Troca Casa
Bookcrossing


Bora Colega
Troca Figurinhas
Descolaaí

 

Trocas 1000
enjoei

E voltando àquele velho móvel da sua tia (ou avó, ou ex-mulher, ou irmão que mudou para fora do País), a Desmobilia também tem uma boa alternativa do que fazer com ele. Ao invés de deixar o coitado empoeirando ou falando sozinho com a decoração da sua casa, troque ele com a gente no Desmoswap! Uma ação permanente da Desmobilia, pela qual você transforma objetos e móveis usados em descontos para adquirir novos produtos da nossa marca.

A ideia é bem simples: basta acessar a página do Desmoswap e preencher o formulário. A equipe Desmobilia avalia seu ex-móvel e responde com um parecer sobre a avaliação e, muito provavelmente, com uma proposta de valor. Se concordar, basta aceitar, respondendo o email. Aí, você recebe um link para nosso site, através do qual você poderá acessar o produto escolhido, que já aparecerá disponível para sua compra com o desconto do valor da avaliação do seu ex-móvel. Pronto! A Desmobilia entrega seu móvel novo e retira seu ex-móvel, negociado pelo Desmoswap. Saiba mais aqui.

A gente curte atitudes que impulsionam o consumo consciente. E acreditamos que o escambo virtual é mais uma daquela soluções do passado que, adaptado à nossa realidade, tem tudo para reinventar o presente. Afinal, toda troca, mesmo que seja apenas de ideias, é sempre bem-vinda. Não é mesmo?

 

Redação: Desmoblog com informações de Green Nation.
Fotos: Desmobilia e divulgação

Deixe um comentário

Close Menu