ESPÍRITO BRASILEIRO

ESPÍRITO BRASILEIRO

Um ícone do design brasileiro moderno, que resume duas décadas em uma peça única de mobiliário. Desta vez, a Desmobilia traz um dos móveis mais representativos do Brasil durante a década dos anos 1950 e 1960: a Poltrona Mole de Sergio Rodrigues.

Existe uma história curiosa por trás dela. Surgiu na mente de Rodrigues elaborar um mobiliário tão confortável como uma cama e adequado para qualquer ambiente. Foi assim que ele entregou a primeira cadeira Mole (originalmente com dois assentos) a Otto Stupakoff, um renomado fotógrafo brasileiro.

Stupakoff ofereceu então, como método de pagamento, fazer uma sessão de fotos conceituais da peça. Rodrigues aceitou. Levaram a peça para a praia, mas o dia estava tão lindo que acabaram adiando a fotografia. Distraídos, não notaram que a maré subiu, e acabaram com uma poltrona encharcada.

À época era tendência fazer mobiliário combinado, e isso exigiu a Rodrigues adicionar um pequeno sofá para acompanhar a Mole. Depois de um ano na vitrine de sua loja sem vender, a Diretora do Museu de Arte Moderna do Rio comprou uma delas, levando-a para a galeria de arte – onde foi o complemento perfeito das outras peças do lugar.

Foi assim como a Poltrona Mole começou a ser vista, levando seu criador a ganhar prêmios internacionais, como o Concurso Internacional de Móveis em Cantú, na Itália, onde a nomearam como a única peça brasileira com valor de fundo, não apenas um rabisco tropical.

O legado de fundir as raízes da nossa cultura com o design contemporâneo é algo para sempre agradecer a Rodrigues, que para fechar esta publicação, gostaríamos de compartilhar uma de suas frases mais representativas de suas últimas entrevistas: “É apenas a figura, a peça, não é apenas o material do qual esta peça é composta, mas algo que tem dentro dela. É o espírito da peça… É o espírito brasileiro. É o mobiliário brasileiro!”.

Conheça aqui as novidades da Desmobilia.

Deixe um comentário

Close Menu