LA BESTIA. UMA SELVAGEM ESTILOSA.

LA BESTIA. UMA SELVAGEM ESTILOSA.

la-bestia

Já ouviu falar das motocicletas Bobber? Aqui no Brasil, o Estúdio Ignis, especializado em Design Industrial, acaba de customizar uma BMW R80 nesse estilo. O nome da obra-prima: La Bestia.

Primeiro, vamos conhecer um pouco sobre esse conceito das motos Bobber. Esse estilo de customização tem como característica principal o fato de que a motocicleta não sofre grandes modificações, exceto que a maior parte (ou a totalidade) das partes que não contribuem muito para a velocidade e o desempenho, são removidas ou reduzidas.

As Bobbers foram famosas nos anos 1930, 1940 e 1950, principalmente nos Estados Unidos, e eram a paixão dos motociclistas que gostavam de acelerar nas Dirt Track Racing, Road Racing e eventos Hill Climbing.

marlon-brando-the-wild-one-seat

Naqueles tempos, a maneira mais eficaz para aumentar o desempenho de uma moto era ir “cortando” o peso “extra”, tanto quanto possível. Assim, durante a semana os fãs do estilo Bobber montavam sua moto para o trabalho e, no final da semana, abriam a caixa de ferramenta e retiravam todos os lastros para, então, participar das corridas. Após o evento, o cara recolocava todas as peças no lugar e a motocicleta voltava a rodar legalmente pelas ruas da cidade. Isso, claro, se não estivesse muito detonada pelos percalços da corrida.

No filme “The Wild One” (“O Selvagem”), de 1953, o jovem Marlon Brando (Johnny) rodava com uma belezinha dessas, enquanto sua gangue de motociclistas se estranhava com a outra gangue rival, aterrorizando a pequena cidade de Wrightsville. Todas as motos que participam das corridas desse filme têm guidão largo e uma posição de assento diferenciada, típicas característica das Bobbers. E os pilotos a dirigem como motociclistas de trilhas – em pé, ao invés de sentados, e tomando as curvas com o sapato lambendo o asfalto.

No filme, Marlon Brando montou sua própria Triumph Thunderbird importação 650 e Lee Marvin montou uma Harley Panhead, dentro do mais puro estilo Oldschool Bobber.

Annex - Brando, Marlon (Wild One, The)_01

E não é que a sociedade da década de 50 não aceitou muito bem o filme! A Johnson Motors, importadora da Triumph nos EUA, protestou contra o vínculo com Brando e seus rebeldes amigos motociclistas. E, internacionalmente, “The Wild One” foi proibido na Grã-Bretanha até 1968.

Mas essas selvagens cheias de estilo conquistaram fãs pelo mundo todo. Aqui no Brasil, o Estúdio Ignis acaba de customizar uma moto BMW R80 GS Ano 1991, dentro do conceito tradicional das Bobbers. O resultado foi uma obra-prima exclusivíssima, que atende pelo nome de La Bestia.

Fazendo juz ao DNA de velocidade das suas ancestrais, La Bestia foi vendida em inacreditáveis 5 minutos de exposição. Mas, a gente registrou essa audaz criação em fotos que mostram toda a personalidade do estilo Bobber, numa versão one-of-a-kind Ignis.

Agora é esperar para outras selvagerias da equipe Ignis no universo motorcycle. E, com certeza, elas virão.



moto-la-bestia-03moto-la-bestia-01

Redação: Desmoblog com informações de www.bobberrepublic.com.
Fotos: Estúdio Ignis

Deixe um comentário

Close Menu