NYCHOS E SUA ANATOMIA DA ARTE.

NYCHOS E SUA ANATOMIA DA ARTE.

Mestre na arte do graffiti e do muralismo urbano, o ilustrador austríaco Nychos mostra toda a força do seu estilo na paisagem cosmopolita das principais cidades do mundo.

Nychos nasceu em 1982, em Styria, na Áustria, onde cresceu em uma família de caçadores. Seu contato com a anatomia de animais mortos na tenra idade e seu interesse por desenhos animados e heavy metal acabaram por se tornar os principais ingredientes do seu trabalho como grafiteiro, iniciado aos 18 anos.

Ao longo da sua carreira, Nychos desenvolveu um estilo autoral que se destaca no cenário da arte urbana. Suas dissecações e secções transversais de corpos humanos e animais são facilmente reconhecidas. E a reinterpretação dos motivos dissecados, combinada a contornos coloridos, acabou por se tornar sua “marca registrada”.

Em seus trabalhos, animais, pessoas e celebridades são literalmente dissecados, expondo o interior de seus corpos. O resultado são imagens chocantes, que misturam humor ácido e detalhamento científico.

Em 2013, Nychos foi destaque em Detroit, na Inner State Gallery; em Nova Iorque, na Mighty Tanaka; e em Turim, na Galo Art Gallery. Além de viajar pelo mundo todo, pintando em mais de 15 cidades diferentes, e de participar da Art Basel Miami Beach, Pow Wow Hawaii e muitos outros eventos.

Em 2014, Nychos teve duas exposições individuais em San Francisco (Fifty24SF) e Cingapura (Poderoso Jaxx). Além disso, trabalhou em conjunto com a cineasta Christian Fischer na realização de um documentário sobre a evolução da arte de rua.

Certa vez, Nychos declarou: “Combinar o personagem de quadrinhos com a forma como um corpo realmente funciona é realmente interessante para mim”. Esse olhar inusitado certamente é o que faz com que o jovem artista austríaco seja um dos mais famosos nomes da cena de arte de rua contemporânea.

Nychos é o fundador do Rabbit Eye Movement (REM) – um movimento de arte de rua, criado em 2005, segundo Nychos: “como uma homenagem a todos os ‘coelhos’ que estão ativos no movimento de arte urbana. Não importa que tipo de missão que eles estão seguindo”.

O movimento cresceu e deu origem a um espaço de arte: o Rabbit Eye Movement Art Space. Galeria em tempo integral e agência dedicada a impulsionar o movimento que a criou, o intuito da REM Arte Space é conectar e promover uma rede de artistas, nacionais e internacionais, a maioria com formação em ilustração. O espaço, situado em Viena, é uma plataforma multipropósito para esses artistas, atuando como estúdio de ilustração, galeria e loja cheia de obras descoladas.

Um dos últimos trabalho realizados por Nychos, como membro do grupo denominado “Lords Crew”, foi uma enorme intervenção no Mural Harbor, em Linz (Áustria). É o “Lords Of The Red Dragon” – um superpainel com mais de 500 metros quadrados criado por Nychos em parceria com os artistas Quake, Fader, Phekt, Shed e Shue. Segundo o grupo, a obra gigantesca celebra e fixa a ligação entre as suas diferentes raízes, na Califórnia e na Áustria. Veja o vídeo:

“Translucent Wolf of Culver City” (Los Angeles 2015); “Tower of XRay (Bélgica); “Dissection of a Polar Bear” (Viena 2015), “Dissecion of the Hunter S. Thompson” (Canvas 2014); “Dissection of a Hammerhead Shark” (Miami 2014) e “Chase your Insides” (São Paulo 2014)… para quem tem o prazer de se deparar com as obras de Nychos em suas andanças pelo planeta, não resta dúvidas que ele é um dos grandes nomes do muralismo atual. Vale a pena dissecar a obra do cara!

Redação: Desmoblog com informações de REM (www.rabbiteyemovement.at) e http://nychos.tumblr.com
Fotos: Desmobilia e http://nychos.tumblr.com

Deixe um comentário

Close Menu